Novo vídeo de Nego do Borel mira em protesto e acerta na rejeição

O cantor Nego do Borel lançou ontem a noite o clipe da sua nova música, “Me Solta”, que foi gravado no Morro do Borel, comunidade onde o artista cresceu. Mas as respostas na internet não tem sido positivas ao trabalho do cantor.

Numa leitura mais técnica a produção do clipe parece se apropriar erroneamente de claros elementos do vídeo de “This is America” de Childish Gambino, ótimo trabalho do ator Donald Glover com uma poderosa mensagem sobre a violência contra os negros na América que viralizou na web no início de Maio desse ano.

Assim como Glover, Borel atua e canta em sua carreira de artista e seu novo vídeo tenta seguir uma linha quase invisível de protesto para mostrar que os negros e toda a comunidade do Borel quer dançar livremente, como ele mesmo diz repetidamente na música: “Deixa eu dançar, deixa eu dançar”.

“We just wanna dance” é uma das primeiras frases da música de Gambino. Vale lembrar ainda a repetição de parte da dança apresentada no clipe de “This is América” com todo o elenco de Borel. Homenagem? Inspiração?

A mensagem de Borel não usa a festa no morro e a dança sensual de seus bailarinos para protestar ironicamente sobre a violência, sobre o racismo e nem mesmo sobre a homofobia, quando aparece dando um beijo em outro homem. Talvez a intensão tenha sido essa, mas o vídeo mira em protestar e acaba acertando em cheio na rejeição do público.

Ao surgir com a personagem “Nega da Borelli”, como foi popularizada, Borel acaba ferindo as bases de seu discurso fazendo sua personagem parecer uma caricatura de mal gosto de gays, travestis e a figura da mulher em si.

O que se discute na internet é o posicionamento político do cantor em meio a uma polêmica após mostrar “apoio” a Jair Bolsonaro, por conta de uma foto que fez com o deputado ao lado de um de seus filhos, Flávio Bolsonaro.

É um daqueles casos em que a música, o clipe e o próprio artista consegue irritar acidentalmente todos os grupos ao tentar elaborar um vídeo de impacto para uma nova música em tempos onde o verbo é “monetizar” no Youtube.

Seria legal ver um posicionamento do cantor nas redes sociais, mesmo que tardio? Seria. Mas infelizmente essa impressão de “tiro no pé” do trabalho do cantor só tende a beneficiar os likes e views do vídeo e a mensagem em si acaba se perdendo…acaba “dançando”.

Equipe Manhunt

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *