Diretora de “Matrix” confirma que filme tinha uma mensagem sobre transexualidade

Sem espaço para discussões sobre questões de gênero em filmes de Hollywood no final dos anos 90, Lilly Wachowski, uma das criadoras e diretoras de “Matrix”, revelou que a narrativa criativa do filme é uma alegoria para a vivência de uma pessoa trans. A afirmação foi feita em entrevista para o serviço de streaming Netflix.

“Eu fico feliz que isso foi revelado, que essa era a intenção original. O mundo não estava preparado, em um nível corporativo. O mundo corporativo não estava pronto para isso”, explicou a diretora, que ao lado de sua irmã, Lana assumiram a transexualidade publicamente algum tempo após a franquia.

“Eu amo como esses filmes são significativos para pessoas trans, elas sempre me dizem: ‘Esses filmes salvaram a minha vida’. Quando você fala sobre transformação, principalmente em ficção científica, trata-se de imaginação e de transformar o impossível em possível. Há um diálogo muito grande com o público”, celebrou.

Características básicas do filme, como Neo (Keanu Reeves) rejeitar o nome imposto a ele ou de Switch (Belinda McClory) ter gêneros diferentes dentro e fora da matrix, tornaram-se argumentos que apoiam essa visão sobre a produção. Atualmente, Lana está trabalhando nas filmagens de “Matrix 4”, que deve ser lançado em Abril de 2022.

O filme marcará o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss à franquia pela primeira vez desde 2003, quando foi lançado “Matrix Revolution”.

Via Pheeno

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *