Integrantes do Nirvana se beijaram ao vivo no SNL para provocar homofóbicos

Em 1992, a banda Nirvana fez uma apresentação no famoso programa Saturday Night Live e, visando provocar os homofóbicos do país, resolveram dar um beijo gay no final do programa.

O elenco e os convidados musicais tavam festejando enquanto os créditos passavam na tela, e o baixista puxa o baterista David Grohl e dá um beijo na boca, aparentemente de língua.

O vocalista Kurt Cobain ri e aproveita a situação para beijar o colega e depois roda nos braços de Grohl. Segundo o baterista, o objetivo dos beijos era “irritar os rednecks e homofóbicos”, algo que aparentemente deu certo, considerando que nas reprises do SNL houve uma censura das cenas dos beijos.

O Nirvana, especialmente seu vocalista, Kurt Cobain, eram veementemente contra a homofobia e a favor dos direitos humanos. Cobain, quando morava em Aberdeen, Seattle, andava pelas ruas e pichava as paredes com tinta spray com os dizeres “Deus é gay”, chegando a ser preso por seu comportamento.

Na coletânea “Incesticide”, o Nirvana colocou no libreto os seguintes dizeres: “Se qualquer um de vocês em qualquer sentido odeia homossexuais, pessoas de outras cores ou mulheres, faça-nos um favor: nos deixe em paz! Não venha aos nossos shows e não compre nossos discos”.

A contundente afirmação iluminava um sentido profundo por trás do Nirvana que por vezes acaba eclipsado justamente pelo imenso sucesso que a banda alcançou: há quase 30 anos, solitária em um cenário musical dominado por homens, pelo machismo, o sexismo e a corrida comercial, o Nirvana era não só uma banda que sublinhava a importância do feminismo, como denunciava a masculinidade tóxica, a desigualdade de gênero, a homofobia e a violência masculina – acima até mesmo de seu próprio sucesso.

Cobain também já deu declarações em diversas entrevistas se posicionando favorável aos direitos LGBTQ+, além de ser muito firme em seus posicionamentos.

Via Gay.Blog

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *