
O cineasta e cinegrafista Adolpho Veloso , de 37 anos, foi um dos indicados na categoria de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem” da Netflix, lançado em novembro de 2025. Entretanto, uma coisa chamou atenção da internet: o diretor de fotografia já trabalhou em um dos projetos da drag queen Pabllo Vittar.
Nascido em São Paulo, Adolpho mora atualmente em Lisboa, em Portugal, mas construiu carreira em dentro e fora do Brasil. Em seus primeiros trabalhos, atuou em produções como “Rodantes”(2021), “El Perfecto David”(2020) e a minissérie “Mosquito”(2020), conseguindo trabalhar em documentários e ficção.
Já fora do país, Adolpho trabalhou em séries como “Becoming Elizabeth”(2022) e no curta-metragem “American Cancer Story”(2024). Porém o trabalho na música chamou atenção. O diretor assinou a fotografia de videoclipes como “Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer”, do rapper BK, e a feat entre Pabllo Vittar e Glória Groove, “Ameianoite”
Outros projetos
Nos Estados Unidos, Veloso participou de produções como “Jockey”(2021), que assim como “Sonhos de Trem” foi dirigido por Clint Bentley.
Para os próximos meses, Adolpho tem lançamentos previstos como “Queen at Sea”, de Lance Hammer, com Juliette Binoche, e “Remain”, de M. Night Shyamalan, com Jake Gyllenhaal.
Os trabalhos de Veloso têm um visual minimalista e bucólico, influenciado por mestres da categoria como o americano Gordon Willis (1931-2014), conhecido por seu trabalho na trilogia “O Poderoso Chefão”, e também, pelos filmes de Woody Allen, “Annie Hall” e “Manhattan”.
Via queer.ig.com.br