Araraquara ganhará 1º abrigo para LGBTs expulsos de casa

A cidade de Araraquara, no Estado de São Paulo, ficará mais colorida! Isso porque ela será a primeira cidade do interior do Brasil a ganhar um abrigo para LGBTs expulsos de casa. A decisão foi tomada a partir de uma votação realizada na última quarta (03/07).

Na ocasião, 70 pessoas decidiram através da proposta de Orçamento Participativo da cidade, que a iniciativa deveria ser priorizada. “Somos um dos primeiros locais do mundo a ter uma plenária LGBT. Devemos ter resistência e ocupar os espaços sempre”, disse a assessora de políticas LGBTQIA+, Filipa Brunelli.

Durante a defesa da proposta vencedora, a população LGBTQIA+ relatou episódios de problemas familiares devido à falta de aceitação da orientação sexual. Em alguns casos, os filhos foram tirados de casa e não tinham lugar para serem acolhidos. Por isso, a necessidade apontada para a criação da Casa Abrigo. Com a decisão tomada na votação, a prefeitura tem até agora o dia 31 de dezembro de 2020 para entregar o instrumento funcionando.

“É um sentimento de alívio, de felicidade, de vitória, e para a política pública, é um sentimento de contemplação, pois existia essa lacuna na rede. Faço um trabalho forte para evitar o rompimento dos laços familiares, mas infelizmente às vezes isso ocorre, e quando ocorre, não tem um instrumento que acolha essa pessoa. Agora teremos; é uma chance de dignidade e cidadania que será dada para essas pessoas”, disse Filipa.

Via Pheeno

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *