Ator Trans celebra papel em novela global

O ator transexual Bernardo de Assis tem comemorado sua presença na novela Salve-se Quem Puder, onde interpreta o office boy Catatau. Em entrevista a colunista Patrícia Kogout, do jornal O Globo, o artista falou da superação de ser uma pessoa transgênero. O ator também comentou sobre o sonho de fazer uma cirurgia para remover o útero e os ovários.

“Ainda não sei se existe a chance de ele [Catatau] ser um homem trans. Se for, será incrível. Caso seja cisgênero, vai continuar incrível, porque serei eu ali interpretando”, afirmou o ator.

“Recebi muitas mensagens, 98% delas de pessoas trans me agradecendo, dizendo que é boa a representação, mesmo não sendo um papel trans. Acho legal abordar outras histórias também e não mostrar só a nossa dor. Que haja cada vez mais atores trans em personagens corriqueiros. Mas vamos continuar militando”, comentou.

Bernardo revelou que por ser transexual não tem uma relação muito boa com a mãe. Segundo o global, sua família não reagiu muito bem ao saberem sobre sua identidade de gênero.

“Perdi tudo. Hoje eu falo disso com tranquilidade, mas já passei por muita coisa. Se fosse há um ou dois anos, eu provavelmente estaria aos prantos. Minha mãe sempre tentava reprimir toda e qualquer expressividade masculina”, relembrou.

“Quando cortei meu cabelo curtinho e comprei roupas que achava que combinavam com meu gênero, não teve muita conversa. Eu fui fazer um espetáculo em Blumenau e recebi uma mensagem dela dizendo que não era para voltar. Eu nem tinha adotado um nome. Estava devagar, criando forças para contar”, completou.

Durante a entrevista o ator, que já fez a cirurgia para de mastectomia, falou sobre retirar parte dos órgãos femininos: útero e ovários. Conforme Bernardo, isso iria fazer sua qualidade de vida melhorar.

“O SUS não faz essa cirurgia, que é extremamente cara. Estimo que custa uns R$ 20 mil. É meu sonho. Quem usa testosterona é para sempre. Com essa cirurgia, o nível de hormônios poderia diminuir, eu não precisaria aplicar tantas vezes. É uma melhora de 100% na qualidade de vida”, declarou.

Via ObservatórioG

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *