Ator polonês comemora 100º aniversário ‘saindo do armário’

Witold Sadowy, conhecido ator de teatro e jornalista na Polônia desde os anos 1940, se assumiu publicamente gay um uma entrevista comemorativa pelos seus 100 anos de idade.

O ator, que nasceu em 1920 e estreou no palco em 1945 no Teatro Dramático de Varsóvia, sempre manteve segredo sobre sua vida privada. Esta é a primeira vez que ele fala publicamente sobre sua orientação sexual.

Em entrevista para a KVP Kultura, Witold desabafou: “para mim, o mais importante é a sobrevivência da verdade. Tenho orgulho de ser um homem honesto. Não me casei e não tive filhos, algo de que realmente me arrependo. Mas eu nasci diferente. Eu sou gay. Agora eu disse tudo, como em uma confissão”.

Sadowy se assume gay em um momento no qual a Polônia vem sofrendo uma onda de homofobia por parte das autoridades políticas, enquanto o partido conservador tenta a reeleição. Um terço do país foi posteriormente declarado uma “zona livre de LGBTs”.

A Comissão Europeia condenou a “zona livre de LGBTs” por violar os valores fundamentais da União Europeia. “A posição da Comissão é clara. Condenamos veementemente qualquer forma de discriminação ou violência com base na orientação sexual ou identidade de gênero, que contraria os valores fundamentais da UE e a Carta dos Direitos Fundamentais”, disse um porta-voz da UE.

Vaia Pheeno

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *