Jogador de basquete do Praia Clube revela ser bissexual

Quando falamos de esporte, demarcamos um dos pilares do entretenimento em todo o mundo. Mas este universo ainda é marcado por muitos percalços quando o tema é sexualidade, sobretudo no futebol.

JP de Paula, armador do Praia Clube, publicou uma carta aberta em suas redes sociais assumindo ser bissexual. Segundo o atleta, ele está se libertando do personagem que construiu ao longo da sua vida.

 Meu nome é João Pedro, sou conhecido como JP de Paula. Para você que não me conhece, eu te apresento meu verdadeiro eu. Quando eu digo verdadeiro “Eu”, me liberto. Me liberto do personagem que eu construí em volta de mim, essa crisálida que de repente ficou pequena demais para mim, o que já foi meu escudo protetor, hoje é minha jaula. Eu sou um homem bissexual. Por anos eu venho me entendendo, venho amadurecendo e aceitando que sou diferente daqueles que me cercam, e isso é bem assustador para mim, porque desde que me conheço por gente, eu sabia, mas também sabia que o mundo não era gentil com pessoas parecidas comigo, sendo assim, eu me escondi – iniciou.

O JP de Paula é um personagem construído por mim para que eu pudesse me encaixar em espaços que eu não acreditava pertencer (…) Minha sexualidade sempre definiu a maneira como eu me relacionava com as pessoas, seja ela de forma positiva, como negativa. Trazendo para perto aqueles que eu me identificava e me sentia eu mesmo (LGBTQIA +), e afastando aqueles em que eu via intolerância. Sou um jogador de Basquete, e pra quem não conhece esse universo, posso dizer que não é o melhor amigo da diversidade, até definido como um meio conservador. Para me proteger de tudo isso, dessa intolerância, decidi que o melhor para mim era apenas me esconder, adotar uma persona que passasse despercebida. Agradeço por isso, pois pude perceber que eu não me encaixo nesse lugar, e não permanecerei no mesmo. Por isso, venho aqui. Através desse texto eu assumo a responsabilidade, a exposição, mas também assumo a minha grandeza e a minha força para aqueles que se sentem como eu, trancados, deslocados, os convido para perto de mim. Para aqueles que agora me observam de forma negativa, peço que permaneçam longe, ou melhor ainda, peço seu respeito. Não sou mais tão só, e nunca fui tão Eu. Meu nome é João Pedro Alves de Paula, e eu sou um homem Bissexual – escreveu.

Via ObservatórioG

Author: Alan Oliveira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *